23.1.12


Nutrição
Fábio Rosa

O segredo para uma vida longa e com saúde passa por uma alimentação variada, em quantidade adequada e de boa qualidade, tanto ao nível nutricional como orgânico (isenta de agroquímicos e sem transformação genética).

A alimentação é um acto voluntário e consciente do indivíduo de ingestão de substâncias / alimentos que propiciam a nutrição do organismo, passível de ser orientada com o propósito de melhorar a qualidade de vida.

O que é a nutrição
A Nutrição é o conjunto de fenómenos físicos, químicos e fisiológicos por meio dos quais o organismo recebe e transforma as substâncias fornecidas pelos alimentos, que lhe são necessários para a formação e manutenção da sua matéria viva. Engloba a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo (respirar, conservar a temperatura corporal, movimentar-se, brincar, crescer, trabalhar, etc).

O que são nutrientes
São substâncias contidas nos alimentos que asseguram o funcionamento do corpo humano. Com base nas suas propriedades químicas podem classificar-se de hidratos de carbono (fornecem a energia necessária para a realização das actividades do dia-a-dia), de proteínas (actuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormonas), de lípidos (são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D, E, K e também fornecem energia), de vitaminas e de sais minerais (são substâncias reguladoras, promovem e facilitam as reacções bioquímicas e contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo).


Nutricionista
Ervanária São João de Brito
Lisboa Portugal


Adaptação nutricional
Ao longo da vida, a demanda energética e nutricional modifica-se e sofre alterações, de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo. Também em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.
A nutrição, como ciência, estuda a composição dos alimentos e as quantidades óptimas de nutrientes que o organismo precisa e a forma como os utiliza, e adapta-os em função dos diferentes estados de saúde ou doença.

Benefícios da nutrição
Através de uma selecção criteriosa dos alimentos ingeridos, da quantidade e modo como são consumidos pode-se corrigir hábitos alimentares de forma a prevenir e controlar doenças crónicas e a obter ou manter níveis de energia adequados ao seu ritmo de vida. O acompanhamento em consulta de nutrição proporciona-lhe inúmeros benefícios individuais, tais como:
• melhorar o controle glicémico,
• reduzir os níveis de colesterol;
• controlar a tensão arterial;
• atingir o peso correcto para a sua estrutura óssea e assim aliviar sintomas osteoarticulares;
• melhorar a função respiratória e a apneia do sono;
• reduzir a sintomatologia associada a intolerâncias alimentares.

Por todas estas razões pense um pouco em si e na sua saúde e peça conselho a um profissional.

Consultas
O acompanhamento em consulta de nutrição proporciona-lhe inúmeros benefícios individuais. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a controlar a tensão arterial e o peso correcto para sua estrutura óssea, a melhorar o controle glicémico e a reduzir a sintomatologia associada a intolerâncias alimentares.
Marque a sua consulta via skype através do e-mail: erv.sjbrito@gmail.com