17.1.12


Mandalas

 

Mandalas são imagens circulares usadas há milênios pelos povos para expressar, através de um desenho, a experiência humana de contato com a energia divina. Nas mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que está por trás delas. Em outras palavras, as mandalas são um caminho para se auto conhecer alinhada com Deus.

A palavra mandala vem do sânscrito e significa "círculo mágico". Entre os povos orientais, atribui-se às mandalas a característica de representar graficamente o ritmo, movimento e harmonia que regem todo o Universo, a natureza e o próprio ser humano.

Para os hindus, a mandala é a reprodução da mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar corretamente, olhando para uma mandala, pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos ter consciência. Ou seja, mesmo sem que você saiba exatamente o que causa uma determinada perturbação em sua vida, a meditação com mandalas pode acabar com o problema.
Conceição Trucom

 


"A experiência nos ensina que o "círculo protetor", a mandala, é o antídoto tradicional para os estados mentais caóticos."

"No âmbito dos costumes religiosos e na psicologia, mandala designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente ou dançadas. Como fenômeno psicológico aparecem espontaneamente em sonhos, em certos estados conflitivos e na esquizofrenia."

"Trata-se evidentemente de uma tentativa de autocura da natureza , que não surge de uma reflexão consciente, mas de um impulso instintivo."

"Seu objeto é o si-mesmo em oposição ao Eu, que é apenas o ponto de referência da consciência, enquanto o si-mesmo inclui a totalidade da psique de um modo geral, ou seja, o consciente e o inconsciente. Ao mesmo tempo, é uma imagem de Deus e como tal é designada."

C.G.Jung, "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo"
 

 
"Acalentar a beleza é a chave secreta que abre o coração..."

"Cada um de nós tem uma receptividade natural para a beleza, e pode apreciar o equilíbrio estético, as cores ricas e as surpreendentes formas elegantes da mandala sem nenhum treinamento especial."

"Sustentado, alimentado e apoiado pela beleza, o coração começa a se abrir, como as pétalas de uma flor desabrochando. A flor do coração é o centro de uma mandala. Quando o coração se abre, nós começamos a compreender a unidade da existência e a nossa comunhão com a natureza."
Tarthang Tulku, "Jardins de Mandala 
 

 
 
"Diagrama composto de formas geométricas concêntricas, utilizado no hinduísmo, no budismo, nas práticas psicofísicas da ioga e no tantrismo como objeto ritualístico e ponto focal para meditação. Do ponto de vista religioso, a mandala é considerada uma representação do ser humano e do universo; em sua forma menos elaborada, é denominada iantra."

"Segundo a teoria junguiana, círculo mágico que representa simbolicamente a luta pela unidade total do eu."

"Dicionário Houaiss da língua portuguesa "
 


"Desenho que simboliza a ordem espiritual, cósmica ou psíquica. São tentativas de proporcionar uma imagem da realidade suprema, de uma totalidade espiritual que transcende o mundo das aparências. Simbolizam a progressão, mental ou física, para um centro espiritual."

"O aspecto notável de todos os padrões da mandala é o equilíbrio cuidadoso dos elementos visuais, simbolizando a harmonia que transcende a confusão ou desordem do mundo material. Para Jung, esses modelos eram símbolos arquetípicos do desejo humano de integração psíquica. Para outros, a mandala representa uma viagem espiritual para fora do ego."

"O sentido da ordem é coerente e simboliza uma inteligência inspiradora, uma estrutura sobrenatural, a serenidade da iluminação."
Jack Tresidder, "O Grande Livro dos Símbolos"


 
"A Mandala é terra e homem, o átomo que compõe a essência material do homem e a galáxia da qual a terra é apenas um átomo. Através do conceito e da estrutura da Mandala, o homem pode ser projetado no universo, e o universo no homem. Tal interpenetração mútua é a síntese de várias tendências que se manifestam hoje no mundo."

"A universalidade da Mandala está em seu constante princípio do centro. O centro é o começo da Mandala assim como é o começo e origem de todas as formas e todos os processos, inclusive as extensões da forma no tempo.”

“O centro é símbolo do eterno potencial. Há uma lei estrutural, um princípio cósmico pelo qual as formas perceptíveis são sustentadas, e que governa os processos de transformação de todas as coisas. Isto só pode ser realizado porque o princípio do centro se manifesta através do homem da mesma maneira que através da flor ou da estrela; nisto podemos descobrir nossa comunidade cósmica."

José e Miriam Argüelles, "Mandala"
 

"A emergência da mandala na imaginação artística e espiritual de várias figuras pioneiras de nosso século antecipa uma nova consciência, que pode conter simultaneamente os opostos."

"Em sua mais elevada forma, o círculo sagrado espelha um estado iluminado de consciência através de um padrão simbólico – tornando visível o invisível."

"Quando um praticante deliberadamente ilumina e incorpora uma imagem sagrada de dentro da psique enquanto num estado meditativo, transformação espiritual, saúde psíquica e a integração dos fragmentos da personalidade pode acontecer."
Judith Cornell, "Mandala"

 
"Cada um de nós terá de escolher: permanecer na periferia, em seus relacionamentos, ou avançar em direção ao centro do círculo, até a extremidade de seu raio. Quanto mais próximos estivermos do centro, tanto mais próximos estaremos dos outros raios."

"Chegarmos a nossa plena maturidade é aceitarmos esse núcleo de luz no próprio âmago de nosso ser."
Jean-Yves Leloup, "A Arte da Atenção"

Faire face au plus urgent
Matthieu Ricard
Plaidoyer pour Le Bonheur


Quand une émotion douloureuse nous atteint directement et que nous passons notre temps à en chercher les causes, il y a de fortes possibilités qu’elle s’amplifie.

Le plus urgent est de la regarder en face, en l’isolant des pensées envahissantes qui la stimulent.

En gardant simplement son regard intérieur sur la propre émotion, celle-ci s’estompe progressivement comme la neige fond au soleil.

De plus, une fois que la force de l’émotion aura diminué,les raisons qui l’ont provoquée ne paraitront plus si dramatiques, et l’on auraainsi l’opportunité de sortir du cercle vicieux des pensées négatives.


Doutorado em Genética Molecular pelo Instituto Pasteur.
Especialista e divulgador do Budismo no Ocidente.
Tradutor e editor de textos sagrados da Tradição Budista.
Interpréte francês de Sua Santidade o Dalai Lama. Fotógrafo.
Monge residente no Mosteiro de Schechen, no Nepal.







Fazer face ao mais urgente
Matthieu Ricard
Em Defesa da Felicidade



Quando uma emoção dolorosa nos atinge diretamente e passamos o tempo a procurar as suas causas, há fortes possibilidades de ela se ampliar.

O mais urgente é olhá-la de frente, isolando-a dos pensamentos invasores que a estimulam.

Conservando simplesmente o olhar interior sobre a própria emoção, esta se esfuma gradualmente como a neve funde ao sol.

Além disso, uma vez que a força da emoção terá decrescido, as razões que a desencadearam já não pareceram tão dramáticas e teremos assim a oportunidade de sair do círculo vicioso dos pensamentos negativos.



  Doutorado em Genética Molecular pelo Instituto Pasteur.
Especialista e divulgador do Budismo no Ocidente.
Tradutor e editor de textos sagrados da Tradição Budista.
Interpréte francês de Sua Santidade o Dalai Lama. Fotógrafo.
Monge residente no Mosteiro de Schechen, no Nepal.



Fotografia by Matthieu Ricard