6.1.12

Princípios Básicos da Meditação
Concentração e Investigação
Sagarapriya


Existem diversos métodos de meditação na tradição budista. Por um lado isso reflecte a variedade de tipos de pessoas e a consequente necessidade de aplicar o método mais apropriado para cada tipo. Por outro, nas muitas partes do globo, por onde os ensinamentos do Buda passaram, desenvolveram-se diferenças de ênfase na forma de praticar que reflectem o contexto de cada lugar. No entanto, pode-se dizer que os diversos métodos existentes partilham os mesmos princípios básicos.

Concentração
A concentração é essencial na meditação por ter a função de acalmar a mente. Ao escolhermos pousar a atenção num só objecto, atenuamos o impacto das pulsões opostas de avidez e aversão que habitualmente agitam a mente. Não se trata de parar os pensamentos ou levar a mente a ficar em branco ou vazia. O objectivo é deixa-la mais calma e maleável. Para isso erradicamos os factores que perturbam a calma e cultivamos aqueles a favorecem.
As práticas meditativas que enfatizam a tranquilidade mental através da concentração são conhecidas como "meditação samatha". O termo samatha, neste caso, refere-se a todas as práticas direccionadas ao desenvolvimento de estados de consciências elevados caracterizados por profunda absorção. Num sentido mais lato, samatha pode ser entendido como calma, tranquilidade.

Professor de Meditação

Investigação
Investigação no domínio da meditação não se refere a um exercício intelectual. O que se pretende é avivar as capacidades perceptivas naturais da mente - a capacidade de iluminar aquilo com que entra em contacto, perceber o outro. O princípio da investigação na meditação envolve "olhar" atentamente para a nossa experiência, notando as diversas percepções que se desdobram a cada instante, tanto ao nível físico como mental. Envolve reconhecer esses diversos aspectos e estar receptivo a perceber o que é que se passa. Ao investigarmos a nossa própria experiência tornamo-nos mais claros em relação ao que sentimos, pensamos, fazemos e também quanto às suas consequências. Com isso abre-se a possibilidade de mudança e maior criatividade. As práticas meditativas que enfatizam este aspecto da "investigação" são vocacionadas para o desenvolvimento da sabedoria ou insight, e conhecidas como "meditação vipassana". O objectivo deste tipo de meditação é a experiência directa da natureza última da existência.

Ao meditar, contrapomos o hábito de reagir com aversão perante a possibilidade de dor, cultivando uma atitude de aceitação e abertura. Reconhecemos que não adianta escondermo-nos daquilo que já é, e propomo-nos a apreender o que é que realmente se passa. A clareza que daí advém é um aspecto essencial para uma resposta criativa e apropriada à vida. Ao meditar, vivemos não a partir de hábitos adquiridos, mas sim a partir da nossa experiência vivida - o que é que esta a acontecer neste instante? Aceitação envolve tornarmo-nos conscientes de quem somos - tanto das nossas qualidades positivas como as negativas, as capacidades e as limitações.

Dia Mundial SEM Carne
25 de novembro


“Não devemos usar o corpo que Deus nos deu
para matar as criaturas de Deus, sejam elas humanas,
animais ou o que for.”
Yajur Veda Samhitá, XII:32.90

“Não devemos fazer a outrem
o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Essa é, em resumo, a lei do Dharma.”
Mahabhárata, XVIII:113.8

“Por ahimsá, Pátañjali se referia à remoção do impulso de matar.
Todas as formas de vida têm o mesmo direito ao ar de máyá.”
Shri Yukteshwar


“Se você plantar berinjelas, você irá colher berinjelas.
Se você semear o bem, você irá colher bondade.
Se você plantar o mal, você irá colher maldade.
Faça o bem a todos. Deus está aqui, dentro de você.
Não mate. Não colha maldade.”
Yogaswami


Este é um bom dia para refletir sobre a Não-Violência. Se você quiser fazer alguma coisa para melhorar o mundo, comece por você mesmo: páre de comer carnes de qualquer tipo!

Carne faz mal, provoca câncer, mau hálito, prisão de ventre e hemorróidas, entre outros males. Comer carne é um ato de barbárie, além de ser caro e de ter um custo ambiental absurdo.

Neste dia, ao invés de comer carne, alimente um animal, pense na vida que você quer para você e o mundo, pense no futuro dos seus filhos: que planeta vamos lhes deixar?

O Dia Mundial sem Carne, Meatless Day, é uma campanha mundial lançada para envolver tanta gente quanto possível, num compromisso de se abster de toda a comida oriunda de violência (carnes bovinas, de aves, peixes, etc), somente por este dia.

Essa campanha foi criada pela missão Sadhu Vaswani, que foi um santo da Índia moderna, cuja filosofia de vida inclui compaixão por todas as criaturas vivas. Sadhu Vaswani foi um Profeta da Reverência à vida, a voz dos sem voz. A campanha do
Meatless Day é um alerta sobre a destruição provocada pela inconsciência do homem que queima as matas sem a menor compaixão pelas espécies que vivem nas florestas.

Um alerta para o homem que ainda guarda o espírito predador, que retira de seu habitat os animais, deformando sua constituição genética para o próprio prazer e uso; o homem que fere mortalmente a terra da qual obtém a vida, o homem, único animal realmente nocivo, que mutila, fere e mata, sob tormentos cruéis, animais sem defesa.

Um alerta para que este ser chamado homem, detentor único da racionalidade, corrija suas atitudes, resgate o respeito pelos seus semelhantes e viva em harmonia e reverência com o milagre diário da Natureza.

Neste dia, alimente um animal, ao invés de se alimentar dele.