18.5.12


O Fígado
Carla Capela


O Fígado é o órgão associado à Primavera na Teoria das 5 Transformações, que representam a interacção das forças Yin eYang manifestas nos ciclos de contínua mudança na natureza. A energia expansiva e de desenvolvimento que caracteriza esta estação governa o Fígado, o centro do metabolismo, que coordena e determina o ritmo de actividade dos demais órgãos. Controla ainda a nossa estabilidade emocional e grau de paciência, segundo a Medicina Oriental.

 Fisiologia
O Fígado é a maior glândula do nosso corpo, pesa aproximadamente 1.5kg e regula o fluxo e distribuição do sangue por todo o corpo, assim como os níveis das principais substâncias químicas que o constituem. Estrategicamente irrigado por duplo fornecimento sanguíneo, proveniente da Artéria Hepática (sangue oxigenado) e da Veia Porta (sangue rico em nutrientes absorvidos no intestino delgado), encontra-se em posição privilegiada para controlar as substâncias a absorver ou a eliminar.
Localizado na parte superior direita da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e lateralmente ao estômago, este órgão sintetiza quase um litro de bílis por dia que é conduzida à vesícula pelos canais biliares, onde é armazenada até ser necessária para emulsionar as gorduras ingeridas.

Funções hepáticas
Com múltiplas funções vitais interligadas, o Fígado é um órgão polivalente e complexo que processa e sintetiza colesterol e proteínas do plasma sanguíneo, armazena vitaminas lipossolúveis, ferro e glicogénio, transforma glicose em glicogénio e vice-versa, neutraliza e elimina toxinas e resíduos provenientes de excessos alimentares, medicamentos, bactérias, processos celulares, stress e poluição, consoante as necessidades do organismo.



Responsável pela Ervanária São João de Brito em Lisboa.
Curso de Macrobiótica - Nível II pelo IMP - Instituto Macrobiótico de Portugal.



Desintoxicante geral
Ao actuar como um filtro purificador do sangue, o Fígado desempenha um papel emunctório secundário, indispensável na desintoxicação do organismo e em regimes de emagrecimento. Os principais órgãos com funções emunctórias (de eliminação) são: a pele, os pulmões, os rins e o intestino. E para que desempenhem eficazmente as suas funções, estes órgãos por vezes precisam da ajuda da Fitoterapia, através da utilização dos princípios activos vegetais, para estimular a sua drenagem.

Sinais de doença hepática
São vários os sintomas que podem indiciar problemas no Fígado dos quais se destacam: gosto amargo na boca, língua com capa amarelada, náusea, aversão a alimentos gordurosos, dificuldades digestivas, falta de apetite, cansaço, urina escura, olhos secos e irritados, unhas quebradiças e pálidas e ainda estados de frustração, irritabilidade, ansiedade e desordens menstruais.

Proteja o seu fígado
As plantas medicinais descongestionantes do Fígado são: abacateiro, alcachofra, boldo, borututu, cardo-mariano, dente-de-leão, desmodium, hipericão-do-gerês, rábano negro.
Do ponto de vista alimentar, este órgão é especialmente afectado por excesso de produtos animais, gorduras, sal, álcool e alimentos demasiado cozinhados ou reaquecidos. Recomendam-se refeições a horários regulares e a ingestão de frutas, legumes e verduras frescas.





Revista em Formato Digital
Receba a sua revista gratuitamente, em pdf, solicitando-a para o e-mail:

Escolha os seus produtos.
Encomende-os e receba-os em qualquer canto do mundo.

Rua Acácio de Paiva, 18 A-B | 1700-006 | Lisboa  Portugal    
 Tel.: +351 849 2434 | Celular/Tm.: +351 911 558 939