17.1.12


Mandalas

 

Mandalas são imagens circulares usadas há milênios pelos povos para expressar, através de um desenho, a experiência humana de contato com a energia divina. Nas mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que está por trás delas. Em outras palavras, as mandalas são um caminho para se auto conhecer alinhada com Deus.

A palavra mandala vem do sânscrito e significa "círculo mágico". Entre os povos orientais, atribui-se às mandalas a característica de representar graficamente o ritmo, movimento e harmonia que regem todo o Universo, a natureza e o próprio ser humano.

Para os hindus, a mandala é a reprodução da mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar corretamente, olhando para uma mandala, pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos ter consciência. Ou seja, mesmo sem que você saiba exatamente o que causa uma determinada perturbação em sua vida, a meditação com mandalas pode acabar com o problema.
Conceição Trucom

 


"A experiência nos ensina que o "círculo protetor", a mandala, é o antídoto tradicional para os estados mentais caóticos."

"No âmbito dos costumes religiosos e na psicologia, mandala designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente ou dançadas. Como fenômeno psicológico aparecem espontaneamente em sonhos, em certos estados conflitivos e na esquizofrenia."

"Trata-se evidentemente de uma tentativa de autocura da natureza , que não surge de uma reflexão consciente, mas de um impulso instintivo."

"Seu objeto é o si-mesmo em oposição ao Eu, que é apenas o ponto de referência da consciência, enquanto o si-mesmo inclui a totalidade da psique de um modo geral, ou seja, o consciente e o inconsciente. Ao mesmo tempo, é uma imagem de Deus e como tal é designada."

C.G.Jung, "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo"
 

 
"Acalentar a beleza é a chave secreta que abre o coração..."

"Cada um de nós tem uma receptividade natural para a beleza, e pode apreciar o equilíbrio estético, as cores ricas e as surpreendentes formas elegantes da mandala sem nenhum treinamento especial."

"Sustentado, alimentado e apoiado pela beleza, o coração começa a se abrir, como as pétalas de uma flor desabrochando. A flor do coração é o centro de uma mandala. Quando o coração se abre, nós começamos a compreender a unidade da existência e a nossa comunhão com a natureza."
Tarthang Tulku, "Jardins de Mandala 
 

 
 
"Diagrama composto de formas geométricas concêntricas, utilizado no hinduísmo, no budismo, nas práticas psicofísicas da ioga e no tantrismo como objeto ritualístico e ponto focal para meditação. Do ponto de vista religioso, a mandala é considerada uma representação do ser humano e do universo; em sua forma menos elaborada, é denominada iantra."

"Segundo a teoria junguiana, círculo mágico que representa simbolicamente a luta pela unidade total do eu."

"Dicionário Houaiss da língua portuguesa "
 


"Desenho que simboliza a ordem espiritual, cósmica ou psíquica. São tentativas de proporcionar uma imagem da realidade suprema, de uma totalidade espiritual que transcende o mundo das aparências. Simbolizam a progressão, mental ou física, para um centro espiritual."

"O aspecto notável de todos os padrões da mandala é o equilíbrio cuidadoso dos elementos visuais, simbolizando a harmonia que transcende a confusão ou desordem do mundo material. Para Jung, esses modelos eram símbolos arquetípicos do desejo humano de integração psíquica. Para outros, a mandala representa uma viagem espiritual para fora do ego."

"O sentido da ordem é coerente e simboliza uma inteligência inspiradora, uma estrutura sobrenatural, a serenidade da iluminação."
Jack Tresidder, "O Grande Livro dos Símbolos"


 
"A Mandala é terra e homem, o átomo que compõe a essência material do homem e a galáxia da qual a terra é apenas um átomo. Através do conceito e da estrutura da Mandala, o homem pode ser projetado no universo, e o universo no homem. Tal interpenetração mútua é a síntese de várias tendências que se manifestam hoje no mundo."

"A universalidade da Mandala está em seu constante princípio do centro. O centro é o começo da Mandala assim como é o começo e origem de todas as formas e todos os processos, inclusive as extensões da forma no tempo.”

“O centro é símbolo do eterno potencial. Há uma lei estrutural, um princípio cósmico pelo qual as formas perceptíveis são sustentadas, e que governa os processos de transformação de todas as coisas. Isto só pode ser realizado porque o princípio do centro se manifesta através do homem da mesma maneira que através da flor ou da estrela; nisto podemos descobrir nossa comunidade cósmica."

José e Miriam Argüelles, "Mandala"
 

"A emergência da mandala na imaginação artística e espiritual de várias figuras pioneiras de nosso século antecipa uma nova consciência, que pode conter simultaneamente os opostos."

"Em sua mais elevada forma, o círculo sagrado espelha um estado iluminado de consciência através de um padrão simbólico – tornando visível o invisível."

"Quando um praticante deliberadamente ilumina e incorpora uma imagem sagrada de dentro da psique enquanto num estado meditativo, transformação espiritual, saúde psíquica e a integração dos fragmentos da personalidade pode acontecer."
Judith Cornell, "Mandala"

 
"Cada um de nós terá de escolher: permanecer na periferia, em seus relacionamentos, ou avançar em direção ao centro do círculo, até a extremidade de seu raio. Quanto mais próximos estivermos do centro, tanto mais próximos estaremos dos outros raios."

"Chegarmos a nossa plena maturidade é aceitarmos esse núcleo de luz no próprio âmago de nosso ser."
Jean-Yves Leloup, "A Arte da Atenção"

Sem comentários:

Enviar um comentário